terça-feira, 8 de julho de 2014


                Superintendência Estadual do RN


Técnicos da Suest/RN visitam as áreas alagada e atingidas por deslizamentos.

            A Superintendência Estadual da Funasa/RN(Suest/RN), por meio dos técnicos do Serviço de Saúde Ambiental(Sesam) e da Divisão de Engenharia e Saúde Pública(Diesp), visitaram os bairros de Mãe Luiza e Nazaré onde as fortes chuvas que vem caindo em Natal provocaram deslizamento de terras e alagamentos. A visita aconteceu na sexta-feira(20/06).
            Em Mãe Luiza onde ocorreu um deslizamento de terra que deslocou toneladas de terra, causando o desmoronamento de casas, soterrando carros - que transitavam no local - e evacuação de moradores de alguns edifícios localizados na área atingida. Na oportunidade, os servidores: Ana Tereza Barreto, interlocutora do Grupo de Respostas aos Desastres(GDR), da Suest/RN; a Bioquímica  Isaura Amália de Medeiros; a Bióloga Arlinete de Souza e o Engenheiro Erivaldo Mesquita, fizeram contato com o comitê de crise do município, para articulação das ações a serem realizadas em conjunto.
           No Bairros de Mãe Luiza a equipe visitou o Centro de Referência de Assistência Social(Cras), e foi constado que se encontra no local, 13 famílias desabrigadas, totalizando 52 pessoas; sendo 04 crianças e 04 idosos.
            Com o apoio da Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água(UMCQA), foram colhidas amostras da água consumida pela população, para saber a qualidade da água consumida na área. Segundo a Bióloga Arlinete de Souza, no resultado foi constatado que a água está apta para o consumo humano. Por outro lado, para obter mais informações da situação os técnicos Erivaldo Mesquita e Arlinete de Souza, visitaram a Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte(Caern).
            Já no Bairro de Nazaré, os técnicos visitaram as áreas atingidas pelo transbordamento da Lagoa de São Conrado, provocando inundações nas residências. Em alguns casos o nível da água atingiu 1,50m.
            Depois das visitas os técnicos da Suest/RN, estão elaborando um relatório da situação encontrada, e, enviará aos órgãos dos níveis federal, estadual e municipal. Por outro lado  equipe de Controle da Qualidade da Água, continua fazendo análises da água de escolas e locais onde o desabrigados estão alojados.
            Para o Superintendente Estadual, Antônio Barbosa, ação da Suest/RN, consiste na obrigação e preocupação com a população carente, por parte da Funasa; onde deve atuar nas necessidades que a Prefeitura Municipal de Natal, não tenha condições reais, tais como: Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água(UMCQA), e na ajuda da Educação em Saúde Ambiental, de modo todo especial no momento que a capital potiguar vive.

Técnica da FUNASA ( À direita) reuni-se com comissão municipal.

                                    Deslizamento atingiu área residencial em Mãe Luíza

fonte : 
Superintendência Estadual no Rio Grande do Norte
Israel Lucas

Jornalista Profissional – DRT/RN 1004

Nenhum comentário: